Já se sabe que Haja Coração nada mais é do que um remake de Sassaricando, sucesso dos anos 1987. Mas, apesar disso, há algumas diferenças entre as duas tramas
A edição especial de Haja Coração dá a chance de quem não conseguiu assistir na edição original, ver novamente. E, além disso, é mais uma chance para os mais saudosistas, de relembrar do sucesso da atriz Cláudia Raia interpretando a icônica Tancinha, por exemplo.
Mas, por outro lado, há grandes alterações entre as tramas de Silvio de Abreu e Daniel Ortiz. Seja na composição das personagens, ou mesmo nos nomes deles.
Veja também: Globo grava primeiras cenas da nova novela das sete com queda de avião; veja fotos
Dentre as diferenças, podemos afirmar que o autor de Haja Coração segue por um viés mais romântico, diferente da original, que é mais humorística. Outra diferença é em relação aos protagonistas.
Na trama de Silvio de Abreu, o protagonista era Aparício Varela (Paulo Autran), que resolve aproveitar a vida, depois de ficar viúvo. Já em “Haja Coração”, a personagem Tancinha, interpretada por Mariana Ximenes, como protagonista.
Entretanto, diferente da personagem de Claudia Raia em 1987, ela trás um sotaque italiano, e não mais espanhol, como a de “Sassaricando”.
Veja também: Laços de Família: Camila dá rasteira em Helena e se entrega para Edu
Outra coisa considerar como diferente entre as novelas, é o desfecho das Tancinhas. Se por um lado, a interpretada por Cláudia Raia terminou com Beto, a de Mariana Ximenes ficou com Apolo. . Mas, a novela de Ortiz teve dois finais gravados, e existe a possibilidade que o final alternativo seja exibido.
Além disso, um personagem novo nasceu na nova trama. Ortiz trouxe Shirley, personagem interpretada por Sabrina Petraglia, na novela “Torre de Babel”, também escrita por Sílvio de Abreu, autor de Sassaricando. Esta personagem, entrou no lugar de Juana, (Denise Milfont). Mais um personagem que ine na trama original, é Felipe (Marcos Pitombo).
Veja também: Mulheres Apaixonadas: Cláudio trai Edwiges, beija Gracinha e os dois vão para a cama
Outra alteração foi no nome dos membros da família de Tancinha. a mãe dela, chamava-se Aldonza (Lolita Rodrigues), agora se chama Francesca, interpretada por Marisa Orth.
Mais uma personagem com mudança no nome, é a vilã Isabel, interpretada por Angelina Muniz, que agora chama-se Carmela (Chandelly Braz). Já o caso de João Miguel (Edson Celulari), que agora é Giovanni (Jayme Matarazzo), acusado injustamente de um crime que não cometeu, sendo preso por conta deste crime.
Ainda sobre a matéria
Mas, outra alteração, na personagem Fedora Abdalla, originalmente interpretada por Cristina Pereira. Agora, é vivida por Tatá Werneck, mudou o comportamento da mesma. Enquanto na trama original, ela usa roupas extravagantes, agora Fedora é uma digital influencer, e mais infantilizada, segundo o autor de Haja Coração.
Por fim, uma alteração final, foi entre o trio Rebeca, Penélope e Leonora. Em Sassaricando, o trio têm o objetivo de aproveitar a vida com alguém mais rico.
Mas, em Haja Coração, Rebeca, interpretada por Malu Mader é arquiteta, e Leonora (Ellen Roche) é uma ex-BBB eliminada antes mesmo de entrar na sede do reality.