Siga a gente no Google News

Ciência

Rio de ferro líquido é descoberto no centro da Terra, seria o inferno?

O rio de ferro líquido corre a cerca de 3 mil quilômetros de profundidade

Uma nova descoberta foi feita por cientistas, trata-se de um rio de ferro líquido no centro da Terra. Ele está correndo debaixo do Estado americano do Alasca e da região russa da Sibéria.

A massa ambulante de metal foi detectada graças aos satélites europeus Swarm – um trio que está mapeando o campo magnético da Terra para entender seu funcionamento. O campo protege toda a vida do planeta contra a radiação espacial.

Para os cientistas, a existência do rio de ferro líquido é a melhor explicação para uma concentração de forças no campo magnético terrestre que os satélites registraram no Hemisfério Norte.

É uma corrente de ferro líquido que se move cerca de 50 km por ano”, explica Chris Finlay, da Universidade Técnica da Dinamarca.

“É um líquido metálico muito denso e é preciso uma quantidade enorme de energia para movê-lo. É provavelmente o movimento mais rápido que temos no manto terrestre” disse ele à BBC.

Finlay explica que a corrente de metal líquido é como o jet stream na atmosfera da Terra – a corrente de ar em altas altitudes usada por aviões para voar mais rápido. O rio de metal porém, está a 3 mil quilômetros de profundidade.

A maior parte do campo magnético da Terra é gerado por convecção a partir de ferro derretido no exterior do núcleo. O campo protege a vida terrena contra a radiação espacial

Os cientistas acreditam que o rio tenha 420 km de largura e percorra quase metade da circunferência da Terra. O comportamento dessa massa metálica será crítico para a geração e manutenção do campo magnético terrestre.

“É possível que a corrente tenha funcionado por centenas de milhões de anos”, diz Phil Livermore, da Universidade de Leeds, no Reino Unido, e um dos autores do estudo detalhando a descoberta, publicado na revista científica Nature Geoscience.

Rainer Hollerbach, outro cientistas envolvido no projeto, acredita que o líquido se move graças à força da flutuabilidade ou por conta de mudanças no campo magnético do núcleo terrestre.

Na internet já começaram a pipocar teorias da conspiração sobre a descoberta, muitos já dizem ser o próprio interno descrito na bíblia.

Com informações da BBC Brasil

Parece que você bloqueou as notificações!
Veja também
EntretenimentoFamosos

Rafa Kalimann se dá mal após baixa audiência, perde programa e vaga em novela da Globo

DestaqueEntretenimentoFamososNotíciasSBT

Silvio Santos perde a paciência, dá ultimato para Dudu Camargo e o rebaixa

DestaqueEntretenimentoFamosos

Paulo Gustavo tem novo estado de saúde atualizado e real situação dos pulmões é informado

DestaqueEntretenimentoFamosos

Vem Pra Cá tem grave erro ao vivo no SBT e Patrícia Abravanel não esconde decepção: “Não acredito”

site statistics