
Durante a trama de Esmeralda, muitos telespectadores que antes não gostavam de Graziela (Karina Barum), passaram a gostar com o desenvolvimento da novela. No entanto, próximo ao fim do folhetim, o fim de Graziela será completamente trágico e deprimente.
Em suma, na cena, após desenvolver um quadro gravíssimo de depressão, a filha de Fátima (Tânia Bondezan) estará prestes a morrer devido ao uso excessivo de calmantes. A mãe da jovem ficaRÁ desesperada e, apesar de sempre ter sido contra o relacionamento de sua filha com Adrian (Daniel Andrade), num impulso, resolve procurá-lo para que a visite.
Sendo assim, ao chegar no quarto da filha da vilã, Graziela despertará apenas ao ouvir a voz do amado. “Me leva para aquele lugar que a gente se encontrava”, falará a moça. Desse modo, ao ver a cena, Adrian aceita, colocando-a em seu colo e indo em direção ao local.
Esmeralda: Adrian testemunha a morte de Graziela

“A gente está aqui. Esse lugar é a testemunha do nosso amor”, falará o galã. “Adrian, me beija? Como se fosse o nosso último beijo. Eu te amo, e você?” se humilhará a jovem. “Eu ainda te amo muito, meu amor. Sinto o mesmo amor do dia que te conheci. Lembra quando disse que estava morrendo de amor por você?”, responderá Adrian.
“Nós não vamos mais nos separar. Eu ia fugir sozinha, mas agora não vou mais porque sei que você me ama e a gente vai ficar junto pra sempre. Eu vou ser sua esposa, não vou?”, falará Graziela. “Vai sim, meu amor”, responderá o homem.
“Fala mais, eu fico tão feliz de ouvir sua voz, parece um sonho. Eu ouço a sua voz, eu ouço a sua música. Me ama. Fala comigo, eu não estou te ouvindo”, implorará a moça. “Meu amor, vou te levar comigo no meu cavalo”, responderá Adrian.
“Você vai ser a minha mulher. E quando a gente voltar, já vamos estar casados. A gente vai ficar juntos e se amar muito. Para sempre, meu amor”, falará Adrian. Ao fim, ele começará a chorar muito ao notar que sua amada morreu.