Comediante Hugo Soares está sendo alvo de críticas e da Defensoria Pública após piada com a nova Barbie com Síndrome de Down
Comediante português está sendo cancelado após piada com Barbie que ocasionou em denúncia de 12 famílias do Paraná á Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR).
De antemão um comediante português está sendo cancelado nas redes sociais após vídeo onde o mesmo faz piada com a nova Barbie com Down.
Antes de mais nada, no vídeo o comediante diz que uma nova versão da boneca, que representa meninas e mulheres com Síndrome de Down, não é uma ideia “original” porque “os chineses já vendem bonecas com defeito”.
O vídeo logo viralizou e dividiu opiniões sobre o limite do humor. De acordo com a defensoria, a fala de Hugo Soares viola a Constituição Federal.
Além disso, fere a convenção Sobre Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão.
Segundo a Defensora, Camille da Costa, a ”piada” do comediante se trata na verdade, de um discurso de ódio.
“O discurso de ódio, sobretudo nas redes sociais, esse tipo vídeo só fomenta esse tipo de situação, coloca essas pessoas num lugar de maior vulnerabilidade e exclusão. Isso não pode ser tolerado numa sociedade”,
Em suma a defensoria pediu a rede social TikTok e ao próprio Google que excluam o vídeo.
Por outro lado, o comediante afirma que sua fala se trata apenas de uma piada e não de sua real opinião. Além disso, afirmou que o show de comédia se tratava de uma noite de humor negro.
“Eu sou comediante e tudo o que faço em palco e nas redes sociais é comédia. O meu público e os meus seguidores sabem disso e como não são ignorantes sabem que o que eu digo é piada e não a minha opinião. Uma das características do exercício da comédia é o absurdo e é com isso que trabalho. As pessoas riem do absurdo de eu dizer ‘bonecas com defeito’ e não das pessoas com Trissomia 21”, disse em nota.
VEJA TAMBÉM: RELATÓRIO DE CASO MARÍLIA MENDONÇA REVELA CAUSA DO ACIDENTE