A Fazenda 12: Carioca provoca polêmica com blackface e é acusado de racismo

Carioca imita o cantor Luiz Carlos em A Fazenda 12 (Foto: Reprodução/Record)
Carioca imita o cantor Luiz Carlos em A Fazenda 12; humorista é acusado de racismo (Foto: Reprodução/Record)

Carioca foi acusado de racismo após blackface em A Fazenda 12

Uma imitação do Carioca em A Fazenda 12 está provocando a maior polêmica. Durante seu quadro no reality show nesta quinta-feira (15), o humorista utilizou uma fantasia blackface. A prática é vista como ofensiva pela comunidade negra. Depois disso, ele foi acusado de racismo nas redes sociais.

Continua após o anúncio

Em uma das cenas de seu quadro de humor, o Sofazenda, Márvio Lúcio, o Carioca, apareceu caracterizado como Luiz Carlos, vocalista do grupo Raça Negra. Para imitar o cantor, no entanto, ele surgiu com uma peruca de cabelos crespos, uma aplicação para engrossar o nariz, além do corpo pintado na cor preta.

Veja também: The Voice Brasil sofre com A Fazenda 12 e tem pior audiência de estreia desde mudança na Globo

IMITAÇÃO PEGOU MAL

A imitação do humorista, contudo, provocou indignação do público de A Fazenda 12 nas redes sociais. Muitos internautas consideraram como racismo. “Carioca tentou fazer uma caricatura do pagode dos anos 90 e, como sempre, fez uma caricatura do preconceito dos anos 90”, criticou o ator João Vicente de Castro.

Continua após o anúncio

Veja também: Globo aperta corte de gastos, decreta fim do Zorra e dispensa funcionários

Veja também: Tiago Abravanel abre o jogo e expõe relação difícil com o avô, Silvio Santos: “Quase nula”

ACUSAÇÃO DE RACISMO EM A FAZENDA 12

“Record TV, pessoas pretas não são personagens, cometer blackface é racismo. A comunidade preta brasileira já explicou o tamanho isso e errado, não somos piadas. A única resposta é o puro racismo de vocês”, disse um internauta.

“Ainda tô chocado, que em 2020, uma emissora do tamanho da Record, autoriza um cara a fazer ‘blackface’, fazendo de conta que isso é humor… Porr*…”, comentou outro usuário da rede social.

“Blackface não é engraçado, é racismo. Óbvio que não espero menos de um metido a humorista abertamente bolsonarista, mas a Record precisa arcar com a responsabilidade de levar isso ao ar, sim”, apontou um terceiro telespectador de A Fazenda 12.

Deixe sua opinião

Send this to a friend