Maria Desamparada é abandonada no altar por Alonso em Triunfo Do Amor
Max e Maria demoraram muito para ficar juntos e, mesmo assim, eles aceitarão fazer uma espécie de acordo para que Maria se case com outro homem por pena. Tudo começa na época em que o casal de mocinhos estava separado e, por isso, Maria Desamparada estava completamente carente em Triunfo do Amor.
Infelizmente, Max e a filha de Maria Desamparada não estão o tempo todo juntos e, por isso, ela vai acabar se aproximando de um homem mais carinhoso e que surgiu em um momento bastante oporturno. Tentando investir em Maria, ele será pego de surpresa ao perceber que Max voltou com a moça.
Mesmo assim, ele não se afastará e continuará seguindo a mocinha e tentando ajudá-la em seu trabalho. Insatisfeito com a situação toda, Max vai tirar satisfação com o homem, pedindo que ele se afaste de sua esposa. Mas, Alonso garante que não quer nada além de ficar perto dela.
Contudo, quando ambos já iam partir para agressão física, Alonso cairá no chão com o nariz sangrando, sendo o primeiro caso do vírus mortal que vai acometer os personagens na novela e quase matará Maria. Ao descobrir, em um médico, que o homem está com os dias contados e menos de um mês de vida, resolve combinar algo com Maria.
Ainda sobre a matéria
Por ser apaixonado por Desamparada, ele jamais terá novamente a oportunidade de vê-la. Por pena, ela resolve se casar com ele, o que o deixará revoltado quando ele descobre. Quando ela diz sim, em cima do altar, o mocinho fará questão de responder que não se casa, deixando-a em choque.
Ele justifica que agradece Maria pelo casamento, mas que não quer que ela se case com ele por pena, e que não aceitará por esse motivo. Por conta disso, ele sairá da igreja e deixará a mocinha plantada no altar.