Confira o resumo da novela O Salvador da Pátria, um dos maiores sucessos da teledramaturgia, é uma novela escrita pelo célebre Lauro César Muniz. Exibida originalmente em 1989, o folhetim está de volta ao ar e reprisado no Canal Viva. A trama conta em seu elenco com nomes como o de Lima Duarte, Francisco Cuoco, Maitê Proença e Betty Faria.
A trama contra a trajetória de Sassá Mutema, um boia-fria que conseguiu chegar ao poder e mobilizar o Brasil em suas primeiras eleições diretas depois dos anos duros de ditadura militar. O Folhetim, reprisado agora no Viva, mistura realidade e ficação.
Confira abaixo o resumo completo de O Salvador da Pátria (de 01/11 a 12/11/2021) e saiba o que vai acontecer nos próximos capítulos da novela:
RESUMO DA NOVELA O SALVADOR DA PÁTRIA
NOVELA O SALVADOR DA PÁTRIA : RESUMO DOS CAPÍTULOS DE 01 A 12 DE NOVEMBRO
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 175, segunda, 01 de novembro
Tomaz tenta mandar Marina embora e Ângela percebe que levaram Regina. Miro e Dinah chegam à fazenda. Marina descobre quem ele é e que Dinah faz parte da organização. Rafaela e Régis consumam seu casamento. Tomaz deixa Marina e João passarem a noite juntos e, depois, a proíbe de sair da fazenda. Camila vai ver a mãe e ela lhe pede para ir embora. Camila procura Lauro, mas ele não sabe o que está acontecendo. Dinah avisa a Marina que, se Camila ou Alice desconfiarem de alguma coisa, mata as duas.
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 176, terça, 02 de novembro
Marina avisa que, se mexerem com suas filhas, ela se vingará. Camila se oferece para ajudar Cássio a escrever o livro sobre Sassá. Este monta um enorme fogão para esquentar a comida dos boias-frias. Severo dá uma geladeira a uma mulher pobre. Sidney manda João e Marina arrumarem suas coisas para a viagem. João e Marina exigem ver as filhas ou não decolam. Eles os deixam ver as filhas, mas só por poucos minutos. A loura chama Lauro ao Rio para testemunhar sua denúncia sobre o avião para a polícia.
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 177, quarta, 03 de novembro
Sidney, Marina, João e Miro vão para o local da decolagem. Tomaz avisa a Sidney sobre a denúncia e todos voltam para casa. Sassá despede Clotilde da prefeitura. Clotilde acusa Ricardo de separá-la de Sassá. Lauro encontra o pai da loura morto em sua casa. Sidney manda trazerem Regina para os pais e deixa Marina voltar para casa. A revista a que Severo deu uma entrevista publica uma reportagem difamando-o. Gilda culpa Bárbara por isso. Sassá é avisado de que vão fazer um programa de TV sobre a sua vida.
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 178, quinta, 04 de novembro
Os repórteres entrevistam Sassá e vários de seus amigos. Marina é obrigada a fazer um empréstimo para cobrir o desfalque que Dinah deu em sua fábrica. Lauro conta à loura sobre a morte de seu pai. Ricardo vai embora, mas avisa a Clotilde que vai lutar pela custódia do filho. Severo diz a João que seu irmão quer que elo venda tudo o que tinha e doe o dinheiro à Sociedade de Amigos de Juca Pirama. João, Ângela e Tomaz fingem que Regina está passando mal, para ela poder fugir com a mão, e chamam Lauro.
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 179, sexta, 05 de novembro
Lauro leva Ângela para ver Regina. Elas saem pela porta dos fundos do hospital e fogem para a casa da loura no Rio. João confessa a Miro que armou o plano de fuga. Miro segue Lauro e pega Ângela e Regina. Ângela avisa a João o que aconteceu e Tomaz o aconselha a negociar com a organização. Esta exige que João doe todos os seus bens à Sociedade de Amigos de Juca, e ele o faz. Severo anuncia a doação e avisa que as terras serão dadas aos pobres. Gilda dá mais dinheiro a Severo e Bárbara o parabeniza.
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 180, sábado, 06 de novembro
A noticia sobre a doação de Severo sai no jornal. Sérgio briga com o pai, porque ele não lhe deu a fazenda. Marina acusa Severo de ter usado de doação para tomar a fazenda de João e ele a manda não se meter ou não a deixará viajar com João. O advogado de Ricardo ameaça Clotilde. Lauro conta isto a Sassá. Cássio se declara para Camila a rompo com Alice. Sassá diz que vai ajudar Clotilde a cuidar do bebe e manda o advogado embora. Sérgio e Sílvia se separam. Sassá leva Clotilde para passar a noite com ele.
NOVELA O SALVADOR DA PÁTRIA DO VIVA: RESUMO SEMANAL DE 08 A 12 DE NOVEMBRO DE 2021
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 181, segunda, 07 de novembro
Clotilde dorme com Sassá. Todos em Tangará assistem ao programa de TV sobre ele. Severo se irrita e vai para a casa de Gilda. Ela tenta animá-lo, mas Severo acha que perdeu o prestígio. Clotilde se muda com Bruno para o hotel de Sassá. Este recebe um telegrama de Pelé, congratulando-o. Sassá telefona a Pelé, pedindo que forme um time de crianças em Tangará. Jaime convoca Sassá para uma reunião na rádio. Cássio pede Camila em casamento. Sassá vai à rádio e recebe a mensagem de que Juca quer vê-lo.
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 182, terça, 08 de novembro
Sassá se recusa a encontrar Juca e sai. Hermínio revela a Severo que vão votar sua cassação. Dirceu e Zezé resolvem namorar. A loura procura Lauro e o convence de que não entregou Ângela e Regina para a organização. Marina tenta consolar Alice, que sente falta de Paulo. Quando a loura se despede de Lauro, alguém atira nela e a mata. Lauro vai para o clube, esmurra Sidney e promete se vingar. Pelé chega a Tangará para fundar um time de futebol infantil. Hermínio conta a Severo que seu mandato foi cassado.
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 183, quarta, 09 de novembro
Severo sai para procurar apoio em Gilda. Bárbara confessa ao avô que vai deixar Severo. Este se recusa a dar entrevistas. Jaime pede a Sassá para se encontrar com Juca. Severo sai de casa. Sidney reúne João e Marina, comunica o dia da viagem e lhes entrega o plano de vôo. João exige ver Regina antes de decolar. Sérgio volta para buscar Sílvia e o filho para morarem com ele em São Paulo. Bárbara diz ao avô que vai voltar para Paris. Marina inaugura a fábrica. Paulo chega para a festa e vai falar com Alice.
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 184, quinta, 10 de novembro
Miro e Tomaz mandam João arrumar a mala para a viagem e Dinah busca Marina na fábrica. Paulo confessa a Alice que a ama. Sidney convence Severo a se encontrar com Juca, para que juntos convençam Sassá a ajudá-los, Marina se despede das filhas e é levada para a mansão no Alto da Boa Vista. Sassá resolve ver Juca. João encontra a filha e logo depois é levado para conhecer o resto da tripulação. Ricardo diz a Clotilde que não vai mais tomar o filho dela. Sassá vai para a mansão e, ao ver alguém entrar na sala, sorri.
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 185, sexta, 11 de novembro
Severo entra e revela a Sassá que a organização quer investir nele. Desinteressado, Sassá insiste em ver Juca. Gilda chega à mansão. Sidney a recebe e a leva para a mesma sala onde estão Severo o Sassá. Camila confessa a Lauro que está preocupada com a mãe e ele resolve ir para o Rio. Marina e João se juntam aos outros na sala. Todos esperam o chefe. Gil e Décio vão para a casa de Hermínio e não o acham. Todos ficam surpresos ao saber que a chefe da organização é Bárbara. Ela conta que Juca Pirama realmente morreu e que tudo não passava de uma fachada para ela manipular a todos, e que as mensagens dele eram transmitidas através de um imitador. Bárbara conta que Dinah trabalha com eles há muito tempo e faz uma proposta a Sassá. Dinah leva Clotilde e Bruno para passar o dia com ela na fazenda. Jaime conta, com detalhes, como matou Juca Pirama e Marlene.
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 186, sábado, 12 de novembro
Ele confirma que também matou Neco Carranca, como queima de arquivo. Bárbara reafirma sua proposta a Sassá. Bárbara sai da sala e dá de cara com a imprensa, chamada por Gilda. Lauro vê o boeing ser carregado. Miro se junta a Jaime e Sidney, enquanto João e Marina embarcam. Sassá manda Plínio procurar Dinah e, em seguida, denuncia o voo da organização pela TV. A polícia chega e ocorre uma troca de tiros. Lauro ajuda os policiais. Sidney morre. Jaime e Roberto se entregam. Dinah recebe um telefonema e pega Clotilde como refém. Plínio chega e a prende. Bárbara tenta embarcar para Paris, mas é interceptada por um policial. João se despede de Ângela e Regina, que vão embora de Tangará. Severo devolve a fazenda de Quinzote. Severo volta para Gilda, mas já paquerando a nova empregada da casa. João e Marina se beijam. O povo faz uma festa para Sassá Mutema. Fim.
RESUMO DOS CAPÍTULOS ANTERIORES
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 169, segunda, 25 de outubro
Os boias-frias recebem de Sassá café com leite e pão com manteiga. Marlene pede mais dinheiro a Gilda, mas ela não dá. Gil dá seu apoio a Sassá. Severo mostra a Gilda o depósito de um milhão de dólares que Juca fez para a sua campanha. Ângela tenta se reconciliar com João e ele lhe confessa que só está afastado de Marina por imposição da organização. Marlene conta a verdade a Clotilde em troca do colar de esmeraldas. Clotilde vai para o hospital ter o bebê. Ricardo pede a Sassá que se afaste de Clotilde.
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 170, terça, 26 de outubro
Sassá pede um tempo para pensar. Jaime chama Sassá à delegacia, porque prendeu Marlene. Esta conta a Sassá o que disse a Clotilde e ele pede que ela lhe venda o colar. Sassá promete a Gilda ir ao jantar de Severo, desde que ela lhe dê o dinheiro do colar. Sassá pede a Ricardo para devolver o colar a Clotilde. Juca manda Marina ir ao jantar de Severo. Em troca, deixará que ela passe a noite com João. No jantar, Sassá resolve fazer um discurso e conta que Marlene esperava um filho de seu amante, Severo.
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 171, quarta, 27 de outubro
Para encerrar, Sassá diz que não matou Juca e Marlene. Depois, ele e Marina vão embora com seus seguranças. A TV Ouro Verde mostra tudo. Marina vai à fazenda, mas Thomaz lhe diz que o encontro foi cancelado porque ela deu apoio a Sassá. Sidney avisa a Marina que ela deve declarou que apoia Severo. Marina se recusa. Gilda oferece a Molino Blanco para Sassá sumir do País. Ele não aceita. Gilda pede a Clotilde para fazer Sassá sair da cidade, porque sua vida corre perigo. Juca manda Miro eliminar Sassá.
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 172, quinta, 28 de outubro
Clotilde liga para Sassá, mas ninguém atende. Miro também não o encontra. Tomaz pergunta a Marina onde ele está. Ela não sabe. Sassá dorme na Igreja e, de manhã, dá uma entrevista à TV, reafirmando o que disse. Miro assiste a tudo no estúdio. Alguém atira, mas não acerta Sassá. Jaime é afastado da delegacia e Plínio é chamado de volta. Sidney avisa a Severo que Juca quer vê-lo. Marina pede a Severo que ajude João. Ele promete ajudá-la desde que ela faça Sassá se calar. Sassá sai nos principais jornais País.
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 173, sexta, 29 de outubro
Clotilde sai do hospital e Ricardo tenta convencê-la a voltar para ele. Sassá explica aos fazendeiros e empresários o que quer e eles concordam em ajudá-lo provisoriamente. Severo sai da casa onde foi ver Juca e Gilda entra. Severo conta a Gilda que vai fundar a Sociedade de Amigos de Juca. Tomaz avisa a João que ele vai decolar em três dias. Depois, ele diz a Marina o dia do voo, mas conta que ela não vai. Um caminhão anuncia a fundação da Sociedade. Sassá chama Cássio para ajudá-la no processo da estrada.
RESUMO O SALVADOR DA PÁTRIA – capítulo 174, sábado, 30 de outubro
Camila começa a trabalhar com Cássio e Alice fica com ciúme. Sassá dá entrevista a uma revista. O pai da loura sai da UTI. Clotilde volta a trabalhar na prefeitura. Plinio marca a data do casamento. Bárbara consegue uma reportagem sobre Severo numa grande revista. Cássio conta a Sassá que o processo prescreveu. Ricardo pede a Sassá para não deixar Clotilde trabalhar na prefeitura. Miro e Dinah se encontram num hotel. Marina pede a Tomaz que convoque todos os membros da organização para uma reunião.
Confira a abertura da novela:
https://www.youtube.com/watch?v=hM79dC1BWFs