Patrícia Poeta anuncia doença grave ao vivo, expõe estado grave e desabafa: “Não operei ainda”

Patrícia Poeta assume doença grave. Foto: Reprodução/Globo
Patrícia Poeta assume doença grave durante o Encontro. Foto: Reprodução/Globo

Patrícia Poeta, apresentadora que substituiu a Fátima Bernardes no Encontro já há um pouco mais de uma semana, fez um anuncio que chocou os telespectadores nessa última sexta-feira (08).

Anúncio

Apresentando junto a Manoel Soares, receberam nessa última sexta-feira a Michelle Loreto no Palco do programa. Em suma, enquanto falavam sobre bem-estar, Michelle citou a recente doença descoberta pela cantora e empresária Anitta.

Em resumo, Anitta declarou recentemente que tem endometriose, doença que causa fortes dores e pode levar à infertilidade. Assim, para tratar a doença, a cantora anunciou que será submetida a um procedimento cirúrgico.

Desse modo, nesse momento, Patrícia Poeta aproveitou para falar sobre o seu caso:

Anúncio

Eu descobri recentemente que tenho endometriose, não operei ainda. Às vezes as mulheres demoram 40 anos para descobrir. Foi o meu caso”. Assumiu a apresentadora, que tem 45 anos.

O que é a endometriose? Doença que afeta Patrícia Poeta e Anitta

Entenda endometriose, doença que afeta cantora Anitta e apresentadora Patrícia Poeta. Foto: Reprodução
Entenda endometriose, doença que afeta cantora Anitta e apresentadora Patrícia Poeta. Foto: Reprodução

Sobretudo, a endometriose é uma inflamação causada por células do endométrio. Nessa situação, invés das células serem expelidas durante a menstruação, elas se movimentam no sentido oposto, caindo nos ovários ou cavidade abdominal. Assim, elas voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Estimativas apontam que a endometriose atinge cerca de 180 milhões de mulheres em todo mundo e a infertilidade está relacionada em cerca de 40% das mulheres com a doença. No Brasil, a expectativa é de que a doença ocorra em cerca de mais de 7 milhões de mulheres.

Os principais sintomas da doença são:

Anúncio
  • Dor durante relações sexuais;
  • Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;
  • Dor similar de cólica intensa capaz de incapacitar a mulher;
  • Dificuldade de engravidar.

Em resumo, o diagnóstico é feito por um especialista e confirmado em exames laboratoriais e de imagem. Já o tratamento, se dá na utilização de medicamentos que suspendem a menstruação, já que a endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa.