O que é TV 3.0 e quando irá funcionar no Brasil?

TV 3.0 traz imagens 4x melhores e conexão à internet, revolucionando o entretenimento em casa. Descubra como essa inovação vai mudar sua experiência!
TV 3.0 terá imagem superior a tecnologia atual

A forma de assistir TV está prestes a mudar radicalmente. O governo planeja estabelecer os critérios para a TV 3.0, a nova geração da TV digital. Essa atualização promete imagens até 4x mais nítidas que as atuais, além de uma conexão à internet integrada, proporcionando uma experiência totalmente nova aos telespectadores.

Continua após o anúncio

A TV 3.0 trará uma série de características revolucionárias, incluindo sinal gratuito, qualidade de imagem UltraHD (3.840 x 2.160 pixels), som imersivo, conexão à internet e a emocionante possibilidade de interação. Em vez dos tradicionais canais, os telespectadores terão acesso a aplicativos das emissoras, oferecendo conteúdo ao vivo e sob demanda.

Além disso, a TV 3.0 promete publicidade segmentada, permitindo que os espectadores recebam anúncios relevantes com base em sua localização e interesses pessoais. Isso significa que você pode assistir a propagandas de empresas locais, aumentando a relevância e a personalização dos anúncios.

Mas e a internet? Será obrigatória? Não para assistir à TV, mas sim para desfrutar de recursos interativos. Os telespectadores poderão participar de enquetes, bater papo com outros espectadores e até mesmo comprar produtos diretamente de programas de televisão.

Continua após o anúncio

Leia também: Antero Greco está com tumor cerebral e ‘dias finais’

E tem mais! Durante eventos esportivos, por exemplo, será possível selecionar diferentes ângulos de câmera para uma experiência totalmente personalizada. Mas como você terá acesso a tudo isso? Assim como na TV digital atual, será possível usar um conversor ou adquirir uma TV já preparada para o novo padrão.

A transição para a TV 3.0 está prevista para começar em breve. Espera-se que os padrões sejam definidos até o final de 2024, com produtos compatíveis chegando ao mercado em seguida. O governo está planejando oferecer linhas de crédito para ajudar as emissoras a atualizar seus sistemas para essa nova era da televisão digital.

E para aqueles preocupados com o acesso, assim como foi feito na transição para a TV digital, podem surgir programas de assistência para garantir que todos tenham acesso à TV 3.0. A migração será gradual, começando nas grandes cidades e se expandindo para as áreas mais remotas do país.

Mas por que investir em TV aberta em uma era dominada pelo streaming? De acordo com o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a TV aberta continua sendo uma preferência nacional. Apesar da popularidade dos serviços de streaming, cerca de 70% da população brasileira ainda sintoniza na TV aberta, tornando-a uma plataforma crucial para o entretenimento e a informação.

Continua após o anúncio
Deixe sua opinião

Send this to a friend