Tom Veiga tinha um espaço planejado, de onde manipulava o Louro José
Por cerca de 25 anos, Tom Veiga interpretou o papagaio mais famoso do Brasil e sua identidade seguia no anonimato. O que o público não sabe é como o intérprete do Louro José, manipulava o boneco.
Tom Veiga tinha um espaço especial planejado para ele no cenário do “Mais Você”, antes do programa voltar a ser gravado em São Paulo.
Veja também: Louro José aparece sem vida no colo de Ana Maria Braga e choca o Brasil: “Inacreditável”
No cantinho do Louro, tinha um monitor de televisão, no qual ele assistia tudo o que acontecia no estúdio. Ele visualizava onde Ana Maria Braga estava posicionada e também eo TP (teleprompter) no qual lia o texto a ser dito. Além dos equipamentos, o esconderijo possuía uma cadeira e uma garrafa térmica de café.
O Louro José era produzido no departamento de adereços da Fábrica de Cenários dos Estúdios Globo. O boneco foi criado para não ser copiado e passava por uma avaliação detalhada de Tom Veiga antes de ir ao ar. “Ele verificava movimentação do bico, movimentação do mecanismo dos olhos, a pintura de arte”, contou Toni Kemper, supervisor de Artes Cenográficas, a Ivo Madogllio durante o Mais Você.
Veja também: André Marques revela tudo sobre últimos momentos de Tom Veiga: “Não consigo dizer adeus”
Para ter um Louro José perfeito, a equipe levava um mês para deixar tudo pronto, ainda de acordo com Toni Kemper.
Ainda sobre a matéria
Tom Veiga faleceu no domingo, 01 de novembro vítima de um AVC hemorrágico, segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML). O intérprete do Louro José foi enterrado na quarta-feira (04) no Cemitério do Horto Florestal, em São Paulo. Ana Maria Braga compareceu ao local, mas não quis falar com a imprensa.