
Globo levanta suspeita de falência após nova política de preço aos autores
Nos últimos anos a Rede Globo já anunciou que as questões contratuais funcionariam diferente em alguns anos, e que só seguiria pagando salário a quem estivesse trabalhando no momento. Dessa forma, por conta disso, diversos atores veteranos dos mais famosos saíram da emissora, como Tarcísio Meira e Glória Menezes. Por conta disso, levantou questões de falência.
Veja também: Stranger Things: David Harbour anuncia novidades e surpresas na quarta temporada; saiba tudo
Mas, para quem se mantiver contratado pela emissora, mesmo que sejam os de curto prazo, terão salário mais reduzido em relação ao teto anterior, mantendo uma nova política de valores adequada a partir de agora. contudo, nem só de casting vive a emissora, que deve fazer os mesmos cortes no salários de autores e novelistas.
Contudo, cabe lembrar que, por enquanto, Walcyr Carrasco, Glória Perez e João Emanuel Carneiro possuem contratos vitalícios com a emissora. Bem como Manoel Carlos, que não lança trabalhos inéditos desde 2014. Os que se mantiverem em contratos de longo prazo terão salário reduzido. Mas, a prioridade é que os contratos sejam de curto prazo a partir de então. Para compensar, o valor repassado por merchandising e publicidade aos autores será maior.

Veja também: Vanessa Giácomo rebate críticas após festa de Carlinhos Maia e assume: “Sei da gravidade”
Ainda sobre a matéria
O valor dos contratos para os autores e novelistas atingirá um teto de, no máximo, 200 mil reais. Atualmente os salários seguem valores muito fora da realidade. O maior autor veterano atual recebe em torno de 600 mil. Um ator de menos prestígio, mas igualmente importante, recebe em torno de 500 mil enquanto produz. No entanto, enquanto produzem, os valores dos salários ganham um adicional de 30%, e um pouco menos quando o caso é com reprises.
Ainda assim, o bônus continuará. Embora, é claro, o valor diminuirá consideravelmente, tendo em vista o valor mais baixo do próprio salário. Nos horários menos prestigiados da Globo, os das 18h e das 19h, os valores são ainda menores. Enquanto o teto era de 200 mil, na época, hoje o teto é de 50 mil. E ainda, se é o primeiro trabalho de um autor inexperiente, o valor fica abaixo dos 20 mil.