No último dia 1° de Dezembro, celebrou-se o dia Mundial da Luta contra a AIDS
Na última terça-feira (01) foi comemorado o Dia Mundial da Luta contra a AIDS. Tal data foi criada para se mostrar a necessidade de prevenir, promover o entendimento a respeito da doença. E, além disso, para incentivar a análise da mesma aos olhos da população, e dos órgãos públicos.
Mas, infelizmente, com o passar do tempo muitos artistas renomados faleceram em decorrência desta terrível doença. Neste post, iremos listar 8 artistas que perderam a luta contra o vírus HIV.
Veja também: Fátima Bernardes tem volta ao Encontro definida após descoberta de câncer; saiba quando
1 – Renato Russo:
Não poderíamos iniciar a lista sem comentar de um dos maiores artistas da música Brasileira. O vocalista da banda brasiliense Legião Urbana faleceu no dia 11 de outubro de 1996, aos 36 anos. E, as suas músicas marcaram gerações, sem contar que fizeram parte de trilha sonora de novelas.
Além disso, Renato fez sucesso em carreira solo também, e a novela O Rei do Gado, de 1996 ficou marcada pela música La Forza Della Vita, de Renato.
2- Cazuza:
Cazuza, nome artístico de Agenor de Miranda Araújo Neto, foi um marcante cantor que agitou a década de 1980. E, como diria uma de suas músicas mais conhecidas, ele teve uma “vida louca, vida”. Aproveitou ao máximo sua juventude, e no ano de 1989, declarou-se soropositivo.
Mas, ele não teve muito tempo para fazer o tratamento, e faleceu no dia 07 de julho de 1990, com 32 anos. Porém, sua morte causou muita comoção nacional. Além disso, suas músicas também marcaram muitas novelas da Rede Globo, como Faz Parte do Meu Show, e a música Brasil, na marcante voz da baiana Gal Costa, ambas na novela Vale Tudo.
3 – Wagner Bello:
Wagner Bello ficou mais conhecido como o personagem Etevaldo, do Castelo Rá-Tim-Bum. Mas, antes disso ele venceu o prêmio APETESP de melhor ator no ano de 1991.
O ator faleceu no dia 12 de agosto de 1994, aos 30 anos, em decorrência do vírus HIV antes de gravar sua última cena no programa infantil. Então, para substituí-lo, chamaram Siomara Schroder, amiga dele, para fazer sua irmã, Etecetera.
4- Rodolfo Bottino:
O ator foi um galã das novelas da Rede Globo, na década de 1980, e foi apresentador de programas culinários depois disso.
Mas, no ano de 2009, Rodolfo revelou estar com o vírus HIV desde a década de 1990. Então, aos 52 anos, no dia 11 de dezembro de 2011, faleceu em decorrência de uma embolia pulmonar.
5 – Sandra Bréa:
A atriz Sandra Bréa foi uma das atrizes mais conhecidas na década de 1970 e 1980, inclusive sendo considerada sex symbol do país neste período. Mas, no mês de agosto do ano de 1993, Sandra anunciou estar contaminada pelo vírus HIV, ou seja, soropositiva e isolou-se de tudo e de todos. Porém, ela voltou à mídia tempos depois, até lutando pela causa dos pacientes acometidos pela AIDS, participando da novela Zazá, em 1997.
Mas, em dezembro do ano de 1999, ela descobriu um câncer no pulmão, sendo propostos tratamentos à base de radio e quimioterapia, que a atriz recusou. Então, no dia 02 de maio de 2000, ela foi internada no hospital Barra D’or, para fazer tomografia computadorizada, para saber como estava o avanço da doença. Porém, infelizmente ela não soube o resultado do exame, pois faleceu no dia 04 de maio, dois dias após internar-se. Sandra morreu em sua casa, no bairro de Jacarepaguá, Zona Oeste da capital fluminense aos 47 anos. Uma das frases mais icônicas da atriz, era: “Não morrerei de Aids. Vou morrer como qualquer um, atropelada”.
6 – Paulette
O ator e humorista Paulette, também participou do grupo carioca Dzi Croquettes. Mas, além das novelas da Globo, por exemplo, Um Sonho a Mais, Bebê a Bordo, ele também participou de programas de comédia como Chico Anysio, Viva o Gordo, Chico Anysio Show, e Escolinha do Professor Raimundo.
Sua última obra, foi a novela De Corpo e Alma, aos 41 anos. Meses depois da participação, Paulo César (nome de batismo) faleceu em decorrência de um coma diabético, por conta do agravamento do HIV.
7 – Lauro Corona
Eleito pelo Canal VIVA! como o “maior galã dos anos 1980”, foi destaque em várias novelas, como Dancin’ Days, Bala Comigo, Corpo a Corpo e Vereda Tropical. Também atuou no filme Bete Balanço, que sua trilha sonora ficou por conta da música homônima de Cazuza.
Nem o ator, muito menos sua família admitiam a presença do vírus HIV em Laurinho, como era conhecido por seus amigos de atuação. Mas, durante o ano de 1989,o ator afastou-se da novela Vida Nova, em que ele era protagonista, por cansaço. Então, Lauro instalou-se em Campos do Jordão, para descanso. Quando voltou, meses depois, estava muito mais magro, e com uma notável calvície. Lauro veio a falecer no dia 20 de Julho de 1989, aos 32 anos.
8 – Cláudia Magno
A atriz Clúdia Magno participou de várias novelas na Globo, inclusive Tieta. A atriz Cláudia Magno veio a falecer no dia 5 de janeiro do ano de 1994 aos 35 anos, por conta de insuficiência respiratória aguda,em decorência da AIDS.
Cláudia vivia a enfermeira Josefina, na novela Sonho Meu. E, além do folhetim, ela estava ensaiando um musical do ator Jonas Bloch.