Ana Maria Braga se arrepende após fala sobre ‘racismo reverso’ ao vivo e pede desculpa na Globo

Ana Maria Braga Racismo
Depois de falar em Racismo Reverso, Ana Maria Braga pede desculpas ao vivo. (Foto: Reprodução)

Ana Maria Braga promove ‘Mea Culpa’ ao vivo e se desculpa por falar de racismo reverso: “Eu errei”

Ana Maria Braga demonstrou muita maturidade ao buscar aprender o porquê usou o termo errado no Mais Você da última segunda-feira (1). Enquanto criticava a postura de Lumena Aleluia para com Carla Diaz, no BBB21, ela disse que a psicóloga cometeu racismo reverso.

Continua após o anúncio

O problema é que “Racismo Reverso” é um termo preconceituoso por si só, já que a definição de ‘Racismo’, no Brasil, é uma questão de hierarquia e sistemas de dominância que, ocorre com pessoas negras. E Ana Maria descobriu isso.

Veja também: Globo dá ultimato em Luciano Huck sobre política e negocia substituição de Faustão

Claro que nada disso isenta os comentários de cunho preconceituoso proferidos por Lumena. O caso é que eles são definidos por Injúria Racial mesmo, sem qualquer relação com os sistemas de dominância sofrido pelos negros no país.

Continua após o anúncio

E hoje, no início do Mais Você desta terça-feira (2), Ana Maria Braga usou o espaço do início do programa para justificar sua falta de conhecimento e pedir desculpa pelo erro. “Eu gosto muito de assumir meus erros, eu acho que a gente vai aprendendo”.

Veja também: BBB21: Carla Diaz tem crise de choro em confronto com Lumena e não perdoa: “Me tratou como lixo”

“Ontem, depois do programa, eu vi que tinha recebido mensagens nas redes sociais informando que eu havia feito um comentário equivocado. Foi quando mostramos a Lumena falando com o Fiuk sobre Branquitude. Nesse momento, eu usei o termo “preconceito reverso”, comentou, relembrando o momento do erro.

Ainda sobre a matéria

“Aí vieram muitas críticas e isso me fez ir atrás da informação. Na maioria das vezes, inclusive, nesse assunto a gente é muito desinformado. Aí muitos ativistas e pensadores da atualidade criticam o discurso de preconceito contra brancos.”

Ana Maria Braga Racismo
Ana Maria Braga usa termo errado, pede desculpas e se corrige ao vivo no Mais Você. (Foto: Reprodução)

Ainda sobre a matéria

“Racismo é um sistema de opressão, para haver racismo, deve haver relações de poder. E negros não possuem poder institucional para serem racistas contra brancos. E eu aprendi”.

“A gente vai debatendo, vai aprendendo e chamando mais gente para essa conversa. Eu peço desculpas, e a gente aproveita o que aconteceu para falar mais sobre isso e divulgar informação”, finalizou a Ana Maria Braga.

Continua após o anúncio

https://twitter.com/RedeGlobo/status/1366729581286326273

Deixe sua opinião

Send this to a friend