3 destinos ao redor do mundo que foram popularizados por novelas

Descubra os locais que mais marcaram os brasileiros e influenciaram o turismo
Novelas que influenciaram turismo em outros países (Foto: TV Globo / Montagem)

Novelas que influenciaram o turísmo em outros países

As telenovelas sempre tiveram o poder de influenciar de maneira significativa seus telespectadores, seja na forma de se vestir, falar, ou aderir a outras tendências. Nesse contexto, muitas produções da TV já investiram em destinos ao redor do mundo para compor suas tramas, trazendo um cenário mais autêntico e introduzindo novas culturas, o que consequentemente, contribuiu para a popularização desses lugares.

Continua após o anúncio

Muitos países, pontos turísticos, tradições e costumes diferentes foram apresentados ao Brasil através de novelas, e não foram poucas as que optaram por investir em produções que se passam em localidades diferentes do habitual. Entre elas, estão: “América“, com gravações nos Estados Unidos; “Salve Jorge“, na Turquia; “Passione“, na Itália; “Fera Ferida“, na França; “Flor do Caribe“, na Guatemala, entre outros.

Como visto, foram muitas as narrativas que proporcionaram ao público viajar ao redor do mundo através das telas. Entretanto, há 3 novelas que se destacaram bastante e tiveram o poder de atingir diversos setores econômicos, como o turismo e o comércio em geral ao apresentar os locais descritos a seguir.

Marrocos

Continua após o anúncio
Jade em cena de “O Clone” (Foto: Reprodução / TV Globo)

A novela “O Clone” é até hoje uma das mais reprisadas pela TV Globo, tendo sua primeira exibição no ano de 2001. A história traz à tona o amor proibido entre Jade e Lucas, já que ela era muçulmana e ele brasileiro. As cenas retratam bastante os costumes árabes e incorporam diversas expressões locais como, “Inshallah”, que ficou marcado como o bordão da personagem Khadija.

O enredo se passa em Marrocos, destacando lugares como: Kazar de Ait-Ben-Haddou, em Ouarzazate; os mercados de Marrakech; e a Medina de Fez, ambientação central da novela.  Isso repercutiu muito no Brasil e acabou gerando muita procura por pacotes de viagens, com o intuito de vivenciar os eventos da trama, situação que levou a companhia Royal Air Maroc a retomar voos entre Casablanca e Rio de Janeiro, inativos desde 1992.

Índia

Personagens da novela “Caminho das Índias” (Foto: Reprodução / TV Globo)

Em 2009, “Caminho das Índias” incorporou fortemente os costumes da Índia. Protagonizada por Maya, personagem de Juliana Paes, a produção se dividia entre o Brasil e a vila fictícia Ratnagiri, localizada no estado de Maharashtra. Os takes incluíram também a cidade de Jaipur; o famoso Taj Mahal; e imagens do Estado de Goa.

Essa obra televisiva foi um sucesso, a música de abertura incutiu na mente das pessoas e as danças cativaram muito os telespectadores. Além disso, a novela também impactou muito na moda e no comércio brasileiro, já que estampas de sáris indianos se popularizaram em lojas e guarda-roupas, enquanto as pinturas corporais inspiraram maquiagens.

Pantanal

Alanis Guillen interpretou Juma Marruá em Pantanal (Foto: Reprodução / TV Globo)

Já em terras brasileiras, a novela “Pantanal” teve sua primeira versão lançada em 1999 e sua adaptação foi ao ar em 2022. Sua história gira em torno de Juma, a mulher que vira onça. Ambas as produções foram gravadas na bacia do Rio Negro, localizado no município de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, onde está a famosa fazenda do José Leôncio.

A exibição da produção mais recente expôs questões ambientais sobre o Pantanal, assim como aumentou em torno de 100% o turismo na região, de acordo com o levantamento do portal Metrópole. Em destaque, a procura cresceu principalmente por parte do público brasileiro, já que antes o local era mais visitado por turistas estrangeiros.

Continua após o anúncio

Diante disso, é inegável o poder de influência que as novelas exercem sobre seu público. Afinal, a maioria já desejou visitar pessoalmente lugares em que seus personagens favoritos estiveram, sendo transportados para dentro das tramas e explorando cenários tão familiares.

Deixe sua opinião

Send this to a friend