Helena revela a verdade para Maria Desamparada e conta sobre Osvaldinho ser filho de Guilherme, e não de Max, em Triunfo do Amor
Helena sempre faz de tudo para acabar com o namoro entre Maria Desamparada e Max. Muito embora Helena tenha Guilherme, o sonho dela em voltar para Guilherme faz com que ela arme várias mentiras para tirar o mocinho de Maria em Triunfo Do Amor, inclusive mentindo sobre a paternidade de seu filho.
Contudo, essa mentira não durará muito mais tempo, já que Maria Desamparada vai descobrir tudo, e tirar de Helena a única coisa que ainda poderia segurar Max ao seu lado. Ou seja, mesmo que Helena afirme que Max é o pai de seu filho, Maria descobrirá a verdade nos próximos capítulos, e não ficará quieta.
Depois de tentar matar Max, Helena foi internada em uma clínica psiquiátrica pela própria mãe, Rosana. Ao saber disso, Max e Maria começam a agir. Em um primeiro momento, a insanidade mental era o que faltava para que Max terminasse de concluir o divórcio com a moça.
Logo depois, Maria resolve visitá-la na clínica, colocando-a contra a parede e arrancando a verdade dela. Ela avisa que jamais desistirá de viver uma vida feliz ao lado de Max, com quem se casará e terá uma família para criar João Paulo e Osvaldinho, filho de Helena, supostamente, com Max.
Ainda sobre a matéria
Helena ouve aquilo e sente que terá o filho roubado pela mocinha. Então, ela se revolta e decide reagir, contando em voz alta que, na verdade, Osvaldinho não é filho de Max, mas é filho biológico de Guilherme. Maria ouve tudo aquilo e entra em choque, ficando completamente estarrecida, sem saber como agir.
Dessa forma, automaticamente, ela não sabe o que fazer, e nem se deve contar ela mesma a verdade para Max. A verdade é que Helena fugirá do hospital psiquiátrico, depois de um tempo, e tentará matar o casal formado por Max e Maria na cerimônia de casamento.