Em Poliana Moça, novela do SBT, Luísa (Thaís Melchior) e Marcelo (Murilo Cezar) viveram o luto após passarem por um aborto. Em resumo, o momento poderia servir para instruir o público da novela, contudo, essa foi uma oportunidade que a produção perdeu.
Vale lembrar que Luísa recorreu a um punhado de frases de conforto genéricas para superar a situação rapidamente. Em suma, o roteiro poderia ter trabalho melhor esse caso. Principalmente, para representar e amparar pessoas que já passaram pela mesma situação.
Contudo, segundo análise do notícias da TV, o Jogo do Contente de Poliana (Sophia Valverde) pode mais atrapalhar do que ajudar.
Isso porque, sem manifestar o sofrimento, o indivíduo jamais superaria o luto. Portanto, ao realizar o Jogo do Contente, você deixa de expressar os sentimentos negativos. Sendo assim, mesmo que as tentativas de consolo sejam válidas, elas impedem que a pessoa administre a sua dor.
“A gente sabe, dentro da Teoria do Luto, que a evitação é um fator de risco para um Transtorno de Luto Prolongado”, explica Erica Quintans, psicóloga.
Portanto, foi um baque para o casal e Luísa seguiu firme. Ela não cairá nos sentimentos negativos que marcaram sua personagem em As Aventuras de Poliana (2018).
Vale lembrar que a tia de Poliana Moça (Sophia Valverde) sofreu para engravidar. Isso porque, Durante um ano, ela recebeu um resultado negativo atrás do outro, e cada um deles era motivo de frustração.
Em resumo, a administradora irá à primeira consulta de pré-natal. Dessa forma, ela fará uma série de exames, e a médica descobrirá que o casal perdeu o bebê.
Poliana Moça: Jogo do Contente pode ser um desserviço
Vale lembrar que no livro em que a novela se baseia, Poliana ainda utiliza o Jogo do Contente em outra situação. O personagem que corresponde a Marcelo na obra literária acaba morrendo. Portanto, a tia de Poliana acaba ficando viúva.
Por fim, o grande momento da história é quando Poliana ajuda a tia a superar o luto com o Jogo no Contente. Entretanto, não se sabe se a novela vai reproduzir este acontecimento.