Nos últimos capítulos de O Cravo e a Rosa, Joana (Tássia Camargo) acabará levando a pior ao tentar salvar o professor em uma tentativa de assalto a sua casa.
A vizinha da lavadeira com certeza já se mostrou mau-caráter para os telespectadores. Na sua ambição de conseguir dinheiro, ela já vigiou Joana a mando da vilã Marcela (Drica Moraes). Sendo assim, com a certeza de que sua vizinha está com a grana de Catarina, Berenice (Bernadeth Lyzio), afim de nadar em rios de dinheiros, tramará um assalto à casa de Joana.
O professor, que foi vítima de uma armação de Marcela e parou na rua, aceitou participar da armação apenas para ganhar algum dinheiro. No entanto, o que ele não sabia, é que estaria sendo usado apenas para levar a culpa pelo assalto.
Porém, apesar de envolvido, o professor não tem a mínima noção do que a ação se trata, percebendo apenas no momento em que tudo acontece.
O Cravo e a Rosa: O assalto à casa de Joana
Na cena, a família inteira estará na casa. Jorginho (João Cappelli) e até Batista (Luis Melo) serão feitos de reféns pelos marginais. Juntos, eles implorarão pelas suas vidas, mas não adiantará de nada.
No entanto, o plano dará errado. Tanto pelo fato da apólice não estar lá, quanto pelo fato de ter terminado de uma forma nada planejada. “Matou! Matou ela!”, gritará Petruchio (Eduardo Moscovis) desesperado após Joana ser atingida.
Ao verem que o assalto dará em nada e que sairão de mãos vazias, os bandidos decidem dar fim as quatro vítimas. Assim, ao notar, Edmundo se colocará na frente das crianças, mas a pobre da Joana, infelizmente, levará um tiro na cabeça.
Ao fim, Edmundo acabará preso como culpado pela cena do crime. Já as ambições de Berenice, não serão atendidas, afinal, apesar de destruírem os moveis, as paredes e revirarem a casa, os ladrões não puderam encontrar a apólice, pois ela não está sob a posse de Joana.