Em Nos Tempos do Imperador, Tonico (Alexandre Nero) armará para Samuel (Michel Gomes). Assim, o engenheiro será preso no dia de seu casamento com Pilar (Gabriela Medvedovski). Isso porque o político descobrirá que o homem é seu meio-irmão e o acusará pela morte de Ambrósio (Roberto Bomfim).
Quem ficará chateado com a prisão de Samuel, será Dom pedro II (Selton Mello). Um tempo após a prisão do engenheiro, o monarca irá a até a cadeia visitá-lo e confrontá-lo. “Há alguns anos, Pilar pediu a minha ajuda e eu vim aqui libertar um homem que havia sido preso apenas por ser negro”, começará o imperador.
Veja também – Graciele, após traição, sofre com ataques e fala a verdade sobre a relação com Zezé: “Separar”
“Confiei em você desde aquele dia. Mas você não confiou em mim mesmo depois de tantos anos”, dirá Dom Pedro II. “Entendo sua revolta, majestade”, retrucará Samuel. “Não, não entende. Se entendesse teria me contado que invadiu aquela fazenda junto com os malês! Que mudou de nome para não ser preso”, rebaterá.
“Eu o teria ajudado do mesmo jeito”, falará o monarca. “Majestade, imagine que o senhor é um negro sem profissão, sem recursos, que perdeu sua família e até o próprio nome para ter uma liberdade que não é sua. Imagine ser perseguido só pela cor da sua pele”, dirá Samuel. Assim, ele continuará se defendendo.
SAMUEL CONTA SUA VERSÃO PARA DOM PEDRO II EM NOS TEMPOS DO IMPERADOR
“Agora imagine que o imperador do Brasil surge e lhe abre as portas do conhecimento. Arriscaria dizer a verdade?”, questionará ele em Nos Tempos do Imperador. “Vi essa dúvida nos olhos de todas as pessoas para quem contei a minha história, até do advogado. Só eu sei quem atirou no coronel, meu pai”, dirá ele.
“Foi o jagunço dele”, concluirá Samuel. Nesse momento, o engenheiro perguntará se o monarca acredita nele, mas não receberá resposta. Dom Pedro II, então, cairá no choro e abraçará o amigo. Será que o homem receberá o perdão do monarca em Nos Tempos do Imperador? Confira nos próximos capítulos.