Príncipe Phillip, marido da Rainha Elizabeth, morre nesta sexta-feira (9) e surpreende o mundo
Abalando as estruturas da monarquia inglesa, a notícia de que Príncipe Phillip morre aos 99 anos, parou os programas jornalísticos ingleses na manhã dessa sexta-feira. Com um histórico político complicado e questionável, recentemente ele acabou sendo internado e não resistiu às complicações.
Coadjuvante da figura mais importante para a Inglaterra, o príncipe Phillip já afirmou diversas vezes que preferia ter dedicado sua vida à marinha. Mas, acabou que sua vida foi acompanhar a celebridade política mais importante ao redor do globo, a Rainha Elizabeth II, em todos os seus eventos oficiais.
Veja também: Yudi Tamashiro consola a mãe após morte do pai e emociona ao mostrar drama na família: “Difícil”
No casamento de 74 anos, Phillip já estava com 99 e não tinha mais a saúde tão estável quanto antigamente. Segundo o fuso-horário, a notícia foi dada por volta do meio-dia de Londres, equivalente a cerca de 8h do Brasil. O que chegou na imprensa, no fim das contas, foi um comunicado oficial para a imprensa, diretamente do Palácio de Buckingham.
“É com muito pesar que Sua Majestade, a rainha Elizabeth II, anuncia a morte de seu querido marido, Sua Alteza Real, o príncipe Philip, duque de Edinburgo”. Segundo nota oficial, embora ele tivesse sido internado recentemente, Phillip morreu em paz no conforto de sua casa.
Ainda sobre a matéria
“Ele morreu tranquilamente nesta manhã no Palácio de Windsor. Anúncios subsequentes serão feitos em seu devido tempo. A família real se une ao povo ao redor do mundo no luto por sua perda”. Vale lembrar que o falecimento do príncipe não altera em nada a linha de sucessão ao trono.
Após a Rainha Elizabeth, é seu filho mais velho quem assume a cadeira, o Príncipe Charles. Depois dele, é seu filho mais velho com a Princesa Diana, o príncipe William. Ainda assim, dá para lembrar, também, que a monarquia inglesa é quase que figurativa, sendo que as decisões e sanções de leis são tomadas por um conselho de ministros.