Nesta sexta-feira (25), no noticiário da Globo Rio, RJ 2, a emissora fez questão de deixar as rivalidades para trás e se mostrou solidária com a equipe do SBT. Em suma, a repórter do SBT Rio, Branca Andrade, passou por um momento difícil em uma entrada ao vivo direto no terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. Ou seja, ela falava sobre a greve inesperada do BRT, que pegou diversos passageiros de surpresa.
Em resumo, dois homens sem identificação e uniforme se posicionaram na frente das câmeras e tentaram impedir que a jornalista realizasse sua reportagem para o SBT Rio de toda forma. Todavia, de maneira educada, Branca pediu licença a um deles e avisou: “O senhor está atrapalhando o meu trabalho”.
No entanto, ele não saiu da frente das câmeras e não disse seu nome quando perguntado. “Nesse momento nós estamos tendo nosso direito de liberdade de expressão cerceado aqui”, acrescentou a repórter, sem jeito com a situação.
Globo se manifesta a favor do SBT
Contudo, na Globo, Ana Luiza Guimarães se mostrou solidária com a colega da emissora rival. “Entidades que representam os jornalistas e a imprensa se solidarizaram com a equipe do SBT, que sofreu um ato de intimidação hoje no Rio. Dois homens tentaram impedir a cobertura da greve do BRT no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca”, iniciou.
“A Associação Brasileira de Imprensa repudiou o ato e disse que foi uma clara manifestação de censura à liberdade de imprensa. O sindicato dos Jornalistas do Rio pediu providências para identificar e punir os homens. A Secretaria Municipal de Ordem Pública informou que está tentando identificá-los. Nós nos solidarizamos com os nossos colegas Branca Andrade e Edson Santos por esse episódio lamentável”, finalizou a âncora da Globo.