No dia mais frio do ano, rio Guaíba avança e pessoas são evacuadas de suas casas em Porto Alegre

Porto Alegre atingiu, na noite de ontem, o dia mais frio do ano na região. Ainda assim, algumas pessoas precisaram evacuar de suas casas por riscos eminentes.
Porto Alegre
No dia mais frio do ano, Porto Alegre tem avanço dos rios nas ruas/Foto: Reprodução

Porto Alegre atingiu, na noite de ontem, o dia mais frio do ano na região. Ainda assim, algumas pessoas precisaram evacuar de suas casas por riscos eminentes.

Continua após o anúncio

O nível do Guaíba atingiu 5,20 metros na manhã desta terça-feira (14) e continuou a avançar sobre as ruas de Porto Alegre. Uma das regiões afetadas é o bairro Lami, localizado na Região Sul da cidade.

Em meio ao período mais frio do ano, os moradores tiveram que abandonar suas casas, com a água gelada alcançando até a altura da canela. No total, mais de 14 mil pessoas já buscaram abrigo em toda a capital.

Entre a madrugada e a manhã desta terça-feira, os termômetros registraram 11ºC. Apesar da inundação, a única trégua é o clima, que permanece estável pelo menos até esta quarta-feira (15).

Continua após o anúncio

Na segunda-feira (13), o nível do Guaíba voltou a exceder os 4,76 metros da enchente histórica de 1941. Durante a tarde, o nível do lago já havia ultrapassado os 5 metros, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA).

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) projeta que o nível máximo do Guaíba pode chegar a cerca de 5,50 metros nesta terça-feira, ultrapassando o recorde estabelecido na semana anterior, de 5,35 metros.

VEJA TAMBÉM: Anitta e o candomblé: Entenda a ligação da cantora com a religião

Enchentes no Rios

O governo do estado relata que, devido ao volume de chuvas que atingiram o RS nos últimos dias, os rios Caí e Taquari experimentarão aumentos rápidos, ultrapassando a cota de inundação. Posteriormente, essas águas fluirão para os rios Jacuí e Guaíba. Na segunda-feira, o Rio Caí atingiu 6,49 metros em Feliz e 15,44 metros em São Sebastião do Caí, ambos acima da cota de inundação.

O Rio Taquari alcançou 27,16 metros em Estrela e 15,58 metros em Muçum, ambos acima das cotas de inundação e atenção, respectivamente.

Nos rios da Região Metropolitana, continua a elevação com o escoamento das águas para o Guaíba. O Rio Sinos atingiu 6,07 metros em São Leopoldo, enquanto o Gravataí alcançou 5,86 metros em Gravataí, ambos ultrapassando a cota de inundação.

A Lagoa dos Patos também apresenta níveis elevados, com tendências de aumento nos pontos monitorados das regiões costeiras ao longo da semana.

O nível do canal São Gonçalo, em Pelotas, na Região Sul, atingiu a marca de 2,88 metros no domingo, igualando o nível da enchente de 1941.

Continua após o anúncio
Deixe sua opinião