O Plantão Globo já é bastante temido pelas pessoas, pois sempre que inicia a vinheta não importa qual seja a programação que esteja acontecendo, sempre é interrompida. E o público já sabem que aconteceu algo muito sério no Brasil ou no mundo.
Desse modo, nesta quinta-feira (04), Taiwan não causará mais discórdias. Porém, defenderá com unhas e dentes sua soberania e segurança, disse a presidente Tsai Ing-wen, a mulher se manifestou devido à presença de exercícios militares chineses perto da ilha.
Assim, disse a presidente: “Não vamos provocar, mas vamos nos defender”. E logo em sequência acrescentou dizendo que iam se “dedicar para manter o status quo de paz e estabilidade no Estreito de Taiwan”.
Além disso, vale destacar após a visita mulher à ilha autogovernada, a China lançou mísseis perto das águas de Taiwan.
Tsai considerou a postura dos exercícios militares da China como “irresponsáveis não só com Taiwan mas também com a comunidade internacional”. Aliás, a líder ainda disse que tudo isso foi uma “reação desnecessária” da China.
A China lançou 11 mísseis próximo às águas perto do nordeste e sudoeste de Taiwan hoje. E de acordo com o Ministério da Defesa da ilha, enquanto Pequim cumpre sua promessa de que Taipei pagará caro por receber a vista da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi.
Plantão Globo: China lança mísseis no continente das ilhas
O Comando do Teatro Oriental dos militares chineses informou que os mísseis disparados no mar na parte leste de Taiwan. Garantiu que todos os projéteis acertaram o alvo.
“Toda a missão de treinamento de tiro real foi concluída com sucesso. E o controle da área marítima e aérea relevante foi suspenso”, dessa forma, dizia o comunicado da China.
Aliás, Taiwan contou que os mísseis chineses caíram próximos às ilhas Matsu, Wuqiu e Dongyn, que estão no Estreito de Taiwan, que ficam perto do continente.