
Em suma, na novela O Cravo e a Rosa é evidente o mau-caratismo da personagem interpretado por Bernadeth Lyzio, Berenice. A personagem, a fim de conseguir se dar bem na vida, já trabalhou para Marcela (Drica Moraes) e vigiou a sua vizinha e, além disso, buscando nadar em rios de dinheiros, planejou um assalto que colocou a vida de Joana (Tássia Camargo) em risco.
No assalto, todos presentes na casa de Joana foram feitos de reféns, incluindo Jorginho (João Cappelli) e Batista (Luis Melo). Apesar de implorarem pelas suas vidas, os marginais não se importaram com anda além das apólices de Catarina (Adriana Esteves), que eles acreditam estar sob a posse de Joana.
Sendo assim, quando o plano dá errado, pois as apólices não estão lá, as coisas acabam de forma trágica para a pobre lavadeira. “Matou! Matou ela”, gritará Petruchio (Eduardo Moscovis), desesperado, após Joana ser atingida por uma bala em sua cabeça.
Ao fim, prenderão e punirão o professor Edmundo pelo crime. No entanto, ao fim da trama, a verdade será revelada, surpreendendo a Lavadeira e sua família.
O Cravo e a Rosa: Berenice é desmascarada

Sendo assim, ao fim da trama, o delegado visitará a mãe de Fátima (Thais Müller) na fazenda de Petruchio. Lá, ele informará que Berenice também participou do crime que resultou na internação de Joana. “É verdade que a minha amiga Berenice está por trás do assalto?”, questionará a vítima, recuperada.
Posteriormente, o delegado confirmará tudo, informando também que a criminosa está presa. “Santo Deus! As pessoas mudam por causa de dinheiro, né? A Berenice sempre foi minha amiga! Me traiu por causa de dinheiro!”, dirá Joana, desacreditada, ao chão.