Na reta final de O Cravo e a Rosa, o professor Edmundo (Ângelo Antônio), que por muito tempo teve o seu desenvolvimento prejudicado pela interferência de terceiros, terá o seu satisfatório desfecho.
Para quem não lembra, na reta final da trama, Edmundo, em busca de dinheiro por estar em situação de vulnerabilidade, cairá em uma armação e acabará sendo preso, acusado de atentar contra a vida de Joana (Tássia Camargo).
No entanto, ao fim, em suma, sua inocência será provada e ele poderá gozar de sua liberdade. Sendo assim, já há um tempo, o homem vem se aproximando da filha de Batista (Luis Melo), Bianca. Porém, apesar de suas boas intenções, devido a sua posição social, ele sofreu bastante preconceito por parte do pai da jovem, ricaço. Além disso, o ex-noivo da moça, Heitor (Rodrigo Faro), na ambição de conquistar a herança do banqueiro, fez tudo possível para destruir o professor.
Sendo assim, ao fim da trama, Edmundo finalmente conseguirá conquistar o amor da sua vida, tendo um final feliz. Ele pedirá Bianca em casamento a Batista. “O que quer, professor?”, perguntará o banqueiro, inicialmente, fazendo-se de desentendido. “Nada do senhor”, responderá o homem.
O Cravo e a Rosa: Catarina apoia Edmundo e revela as armações de Dinorá
Em seguida, Catarina (Adriana Esteves) entrará em cena e revelará que Dinorá (Maria Padilha) confessou tudo que foi feito para atrapalhar a vida do pretendente da sua irmã. “E foi por causa de tudo que fizeram contra ele que foi parar na cadeia”, falará a fera. “Agora que o senhor sabe que o amor é capaz de tudo, não pense mais em dote, não pense em casar a Bianca com qualquer pessoa que seja rica”, falará a protagonista ao pai.
“O professor é um homem bom! E o professor vai casar com a Bianca de qualquer jeito”, dirá Joana em apoio à causa. “Rapaz, faça pelo menos o pedido”, dirá o velho. “Doutor Batista, o senhor me concede a mão da Bianca em casamento”, perguntará o professor. “Sim”, responderá o pai da moça.