Nos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa, Cornélio irá dar um flagra em uma cena de Dinorah e Celso, depois que prima Dalva dá uma dica a ele. Em resumo, a mulher sugere que ele visite a casa dela. Sendo assim, a mãe de Candoca faz um convite a Josefa, Dinorah e Celso, para que os três fiquem na sua casa e leva a mãe de Heitor para o andar superior, enforlando até que Cornélio chegue.
Portanto, enquanto Dinorah e Celso estão vivendo um momento íntimo, o corno chega na casa e abre a porta, dando de cara com a cena que o choca. “Divina”, diz ele enquanto se depara com o casal de amantes. “Diaba”, grita ele em seguida, fazendo com que Josefa volte ao andar térreo. “O que foi isso?” pergunta a senhora. “Creio que foi alguém que chegou”, responde Dalva, sonsamente.
Em seguida, a idosa supõe: “Meu Deus do céu, parecia a voz do Cornélio. Santa mãe de Deus”. Enquanto isso, Dinorah tenta se explicar ao marido: “Cornélio, não é nada disso que você está pensando”, diz ela. Além disso, Celso abre a boca para tentar ajudar: “É, exatamente isso, seu Cornélio. Não é nada disso do que você está pensando”, justifica.
O Cravo e a Rosa: Cornélio parte para cima de Dinorah
Entretanto, farto de tudo isso, Cornélio volta a grita: “Não é o que eu estou pensando, não é, seus safados? Vocês acham que eu sou o que? Um asno? Vão dizer que eu estou cego?”. Dinorah volta a tentar chamar a tenção do marido, mas é interrompida.: “Cornélio, eu posso explicar”, dirá Dinorah e receberá uma negativa. Isso porque Cornélio tem um surto e vai para cima da amada, na tentativa de enforcá-la. “Você não irá viver para rir de mim”, afirma ele, enquanto tenta tirar a vida da esposa.
Por fim, Celso tenta fazer o corno soltar Dinorah.