Em O Cravo e a Rosa, a trama da vilã trambiqueira Marcela (Drica Moraes) começa a tomar um rumo nada satisfatório. Nos próximos capítulos, a personagem de Adriana Esteves, Catarina, irá confrontá-la diretamente e a humilhará.
Assim, expressando como a relação de Marcela com Batista (Luís Mello) vai de mal a pior, a mocinha fará Marcela cair em lágrimas. “Vim aqui rir de você […] Que bela figura você faz. Enquanto você fica ai posando de grande dama, o seu marido está sendo assaltado na casa de Joana. A lavadeira, lembra?”, dirá a protagonista apontando a finalidade de sua visita.
“Mas embora, mesmo sendo lavadeira, para mim ela é muito mais dama do que você”, apontará Catarina. Sentindo-se confrontada, Marcela tentará se defender dos ataques da donzela. “Quem é que está falando? Você que é um poço de grosseria?”, rebaterá com os olhos enchendo de lágrimas.
Após tentar utilizar a personalidade de Catarina como ofensa, Marcela continuará: “O que veio fazer aqui, Catarina? Quer falar o que comigo?”, dirá. “Eu vim lhe dizer que eu vi nos olhos do papai que ele ama a Joana. Ele pode até ter se casado com você, Marcela, mas ele ama não é a você. É a Joana!”, apontará Catarina de forma rude.
“Você pode ter tudo, você pode ter joias, mas você não tem amor e nunca terá! Você é uma coitada”, humilhará à Marcela. Joana, há pouco, descobriu que as crianças que ela ensinava são na verdade seus irmãos biológicos, já tendo então, criado um vínculo afetivo forte com Joana, sua mãe.
O Cravo e a Rosa: A aproximação de Batista e Joana
A trama de Joana e Batista passará então a seguir um trecho delicado. Na tentativa de reconquistar a lavadeira, ele fará algumas propostas que serão prontamente recusada pela gentil e humilde mulher.