Nos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa, Catarina irá até Marcela a fim de expor o possível amor que ainda existe entre a sua mãe e seu pai.
Batista, pai de Catarina, inicialmente se afastou da família na tentativa de ascender socialmente. Com o sonho de ser prefeito, o homem acreditou que a sua ex mulher, Joana, não estaria à altura do cargo.
Sendo assim, ele se juntou à Marcela, uma vigarista que vive pela luxúria. No fim, essa relação existia apenas para sanar necessidades particulares. No entanto, o verdadeiro amor sempre existiu e foi retratado na delicada relação entre Batista e Joana. Ao fim, Marcela terá um fim trágico e hostil.
O Cravo e a Rosa: Catarina humilhar Marcela
Catarina, ciente disso, irá até à sala onde Marcela estará e a humilhará. “O que veio fazer aqui, Catarina? Me afrontar?”, perguntará Marcela ao vê-la. “Vim aqui rir de você”, responderá a filha de Batista. “Rir de mim?”, perguntará a vigarista.
“Que bela figura você faz. Enquanto você fica aí posando de grande dama, o seu marido está sendo assaltado na casa de Joana. A lavadeira, lembra? Mas embora, mesmo sendo lavadeira, pra mim ela é muito mais dama que você”, atacará Catarina.
Nesse momento, os olhos de Marcela ficará cheio de lágrimas. Mesmo assim, ela ainda tentará devolver na mesma moeda: “Quem é que está falando? Você que é um poço de grosseria?”. “O que veio fazer aqui, Catarina? Quer falar o que comigo?”, continuará Marcela, impaciente com a situação.
“Eu vim lhe dizer que eu vi nos olhos do papai que ele ama a Joana. Ele pode até ter se casado com você, Marcela, mas ele ama não é a você. É a Joana! Você pode ter tudo, você pode ter joias, mas você não tem amor e nunca terá! Você é uma coitada”, finalizará Catarina antes de dar as costas.