Em O Cravo e a Rosa, Batista decidirá ir até a fazenda de Petruchio para buscar seus filhos com Joana. Dessa forma, ao chegar lá, as crianças o recebem com abraços. Porém, Catarina reage diferente ao ver o banqueiro e diz que ele não levará nenhuma das crianças, uma vez que ela não deixará. Nesse momento, o homem diz que ela não vai lhe impedir de fazer o que é certo. Então, Catarina revela que eles precisam conversar e manda as crianças irem brincar.
Sendo assim, Batista pergunta porque a filha escondeu Fátima e Jorginho na fazenda. A protagonista responde que as pobres crianças não sabiam que ele é pai dela também e que não havia contado que eles são seus irmãos. Além disso, Catarina também omitiu o fato do banqueiro ter enganado Joana or dez anos. Em seguiad, ele comenta que ela finalmente mostrou ter um coração. A dondoca insiste em querer saber o que ele pretende fazer com as crianças.
Todavia, Batista declara que não sabe, mas que estava morrendo de saudades. É então que Catarina pergunta se o pai pretende se casar com a lavadeira. Ela revela que se isso aconteceu, será até mesmo madrinha. Mas Batista justifica e diz que não pode, pois um banqueiro não deve se casar com uma lavadeira. Isso porque existe uma grande diferença de classe social entre eles e o seu coração é grande, tendo espaço para vários amores.
Por fim, Catarina apenas confirma que ele é um safado.
O Cravo e a Rosa: Batista quer saber onde estão os filhos
Em capítulos que vieram ao ar recentemente, Joana revelou que só contaria o paradeiro dos filhos, caso Batista firmasse um compromisso com ela. No entanto, o banqueiro acabou desconversando.
Vale lembrar que o homem pretende se casar com Marcela, que é uma dama da sociedade, ao invés da lavadeira.