Vereadora quer que jornalistas da Globo usem máscaras
Vereadora em Goiânia, Gabriela Rodart, fez o protocolo de uma ação no Ministério Público de Goiás obrigando apresentadores da Globo, inicialmente da TV Anhanguera, a usarem máscaras durante o comando do jornal ao vivo em estúdio.
Ela solicita que o Ministério Público goiano exija o uso de máscaras dos âncoras enquanto estejam no ar, a vereadora ainda espera que a medida seja ampliada para âmbito nacional.
Veja também: Luto! Morre pai de Sophie Charlotte e atriz desaba em homenagem
De acordo com informações do site NaTelinha, a vereadora não obriga outras emissoras, apenas à Globo. Rodart defende o uso não obrigatório de máscaras em Goiânia em 100% do tempo, e afirma que isso é escolha do indivíduo e não do Estado. Na cidade, quem é flagrado sem a medida de proteção pode receber multa de R$ 110.
Veja também: Kefera é tirada do BBB21 na véspera, expõe situação e Boninho é alvo de ataques: “Quem perdoa é Deus”
“Essa lei esdrúxula e mal elaborada tem servido como alvará para a mídia perseguir e constranger cidadãos nas ruas, apontando suas lentes difamatórias a pessoas que estão simplesmente seguindo suas vidas. Segundo a mídia cínica, lei é lei e deve ser cumprida. Pois bem, vamos exigir deles a coerência do que acreditam”, disse Rodart no vídeo onde fez o anúncio da representação.
A vereadora faz a exigência do uso de máscaras dentro dos estúdios da Globo. Em todo o mundo, os apresentadores de telejornais e programas de TV não usam a máscara para que a comunicação com o público seja feita de forma mais clara, apenas repórteres de rua usam o dispositivo para incentivar as pessoas quando saírem.
No entanto, o Jornal Nacional, por exemplo, William Bonner e Renata Vasconcellos só tiram a máscara quando vão falar. Até no intervalo, mesmo no estúdio, os dois colocam a medida de proteção.
Há pouco tempo, os dois âncoras da Globo foram acionados pela Justiça para prestar esclarecimentos sobre crime de desobediência, previsto no artigo 330 do Código Penal, pois, segundo a denúncia, eles falaram do caso ao qual haviam sido proibidos.
Ainda sobre a matéria
Para a vereadora goiana, o não uso de máscara no estúdio da Globo é hipócrita. “Essa é a minha posição e a defenderei até o fim.” iniciou.
“E essa mesma coerência que tenho em minha posição é a que cobrarei da mídia, que se julga no direito de atacar cidadãos por algo que seus próprios apresentadores não cumprem”, concluiu.
Gabriela Rodart foi eleita vereadora de Goiânia nas eleições de 2020 com 3.476 votos. Já na cerimônia de posse, ela decidiu não usar máscara em grande parte do tempo. Indagada sobre o assunto, Rodart afirmou que não vai usar a peça em tempo integral e que vai lutar para que as pessoas não paguem multa por isso.