Governo Lula cortou verba da Jovem Pan por espalhar fake news

Presidente Lula mandou cortar verba da Jovem Pan (Foto: Lula / Montagem)

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, afirma que a Jovem Pan perdeu verba publicitária devido à disseminação de fake news. Segundo ele, a decisão segue orientações do TCU, embora sem menção direta à emissora.

Continua após o anúncio

Apesar de ter sido excluída de ações publicitárias iniciais, a Jovem Pan recebeu R$ 90 mil em dezembro da Secom. A emissora está sendo investigada pelo MPF por conteúdo desinformativo.

Apesar disso, Pimenta afirma não haver veto a anúncios na empresa, mas uma “recomendação”. Pressionada, a Jovem Pan demitiu comentaristas bolsonaristas.

O MPF abriu inquérito para apurar violações e abusos da Jovem Pan. A empresa tenta se desvincular do bolsonarismo após críticas.

Continua após o anúncio

A AGU concorda com uma possível indenização à Jovem Pan, mas não apoia a retirada da concessão. O governo está ativo no processo contra a emissora.

A Secom justifica a medida citando orientações do TCU sobre o direcionamento de verbas a mídias associadas a fake news.

Continua após o anúncio

Em meio ao embate, a Secom publicou normas para evitar anúncios em sites com fake news. A polêmica está longe de acabar.

Deixe sua opinião

Autor: Ravi Oliveira

Sou formado em Comunicação Social - Jornalismo pela UNIP. Possuo proficiência avançada em inglês e acumulo experiência acadêmica em diversas áreas, incluindo revisão de texto, locução de rádio, produção de revistas e jornais, comunicação multimídia. Além disso, trago uma bagagem profissional significativa em assessoria de imprensa, redação, produção de entrevistas e apresentação de podcasts. Minha paixão pela área de cultura e entretenimento impulsiona meu comprometimento e entusiasmo em todas as atividades que desenvolvo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Send this to a friend