Nos próximos capítulos de Esmeralda, Lúcio Malaver (Delano Avelar) terá atitude extremas na tentativa de conquistar o coração da protagonista. Para conquistar a donzela, o vilão passará por um procedimento de altíssimo risco, cirurgia plástica.
No entanto, o que seria um procedimento padrão para a maioria das pessoas, para Lúcio será um desafio, pois o médico avisá-lo-á que, devido ao estado frágil do seu coração, o procedimento não é recomendado. Teimoso, Lúcio insistirá na cirurgia, pois acredita que somente assim poderá conquistar a amada que deseja.
Após a cirurgia, o vilão sequestrará o filho de Esmeralda, o usando como objeto de chantagem para obrigar a protagonista a fazer suas vontades. Posteriormente, ele ameaçará leva-la com ele para onde ele for, obrigá-la a amá-lo.
No entanto, durante uma discussão, o vilão irá parar no hospital, onde terá um desfecho infeliz.
Esmeralda: Lúcio Malaver no hospital
Tendo a certeza de que partirá dessa vida, Lúcio Malaver fará uma grande revelação, ainda no leito do hospital, para José Armando. Após passar mal e encaminharem Lúcio para o hospital, José Armando o acompanhará, a pedido de Esmeralda.
Entre momentos lúcidos e de delírios, ele irá desabafar sobre os seus sentimentos e desejos em relação a Esmeralda. Vendo ser José Armando o médico que o acompanha, o vilão decidirá então contar toda a verdade sobre uma de suas vigarices.
Ele contará sobre quando foi a cabana visitar Esmeralda, ainda jovem. Posteriormente, ele falará do sentimento gerado, da sensação de posse e do afeto desenvolvido que virou uma intensa paixão.
“Como você é capaz de ter cometido tanta barbaridade? Até o nascimento de seu filho. Ao menos você conseguiu um elo bastante forte com ela”, falará Armando. “Eu queria separar vocês dois. Destruir a felicidade de vocês, mas você está enganado. Jamais saberá o quanto eu amei a Esmeralda. Jamais eu faria mal. Naquela noite, eu cuidei da Esmeralda. E o menino, o filho de Esmeralda, é seu filho. É isso mesmo, doutor. É seu”, revelará o vilão antes do seu fim trágico.