A novela Esmeralda, transmitida pelo SBT, caminha para o final da trama, logo, o final das histórias dos personagens estão começando a se alinhar ao fechamento da novela.
Esmeralda (Bianca Castanho) sempre nutriu um amor muito intenso por José Armando (Cláudio Lins). No entanto, adversidades vividas no romance impossibilitaram que ficassem juntos por muito tempo.
Sendo assim, Esmeralda escolheu se relacionar com quem sempre a estendeu a mão, Álvaro (Olivetti Herrera), outro galã que nutre um amor incondicional pela personagem. Apesar da relação do casal caminhar até o noivado, Álvaro nunca se sentiu completamente seguro quanto aos sentimentos de Esmeralda, que ele sempre viu como puros.
Recentemente, durante o noivado do casal, Rodolfo (Paulo César) recebeu uma ligação de emergência. Nela, o patriarca foi informado de que José Armando havia sofrendo um acidente e estava em estado grave.
Com a notícia, Esmeralda ficou extremamente abalada e pediu que o casamento fosse suspenso por uns dias, até as coisas se ajustarem. Sendo assim, Álvaro pôde notar o quanto essa situação que coloca a vida de José Armando em risco desestabilizou completamente a sua amada. Desse modo, após muito pensar, o personagem tem uma decisão trágica, ainda que seja algo que vá de completo desencontro com o que diz e sente o seu coração.
Álvaro dispensa Esmeralda
“Eu vou viajar sozinho, Esmeralda, não vai haver mais casamento”, disparará o personagem. “Álvaro, você está brincando?”, questionará a mocinha. “Não. Nunca falei tão sério na minha vida”, responderá o galã.
“Mas por quê?”, perguntará mulher, aflita. “Não quero que você se sacrifique por mim”, dirá o doutor. “Mas não é nenhum sacrifício”, rebaterá a moça. “Não. Eu sei que é”, dirá Álvaro, apreensivo.
Posteriormente, em lágrimas, o galã irá embora. Esmeralda, igualmente, cairá em Lagrimas no sofá de sua casa, lamentando a partida do doutor.