
Datena abre o jogo sobre China após críticas e Bolsonaro: “Deixaram escapar o vírus”
O apresentador José Luiz Datena tem uma relação bastante complicada com o presidente Jair Bolsonaro. Em um primeiro momento, por volta da época das eleições, o jornalista defendia o político com unhas e dentes. No entanto, mais recentemente, suas opiniões passaram a ser ferrenhas críticas.
Tão logo defendia Bolsonaro, Datena foi pego de surpresa, em 2020, quando Bolsonaro disse que a imprensa era inútil e manipulável, referindo-se a William Bonner. Ao ouvir as críticas, Datena se doeu pelas críticas ao seu colega de trabalho, abrindo o jogo sobre o que pensava.
Veja também: Whindersson Nunes defende Luísa Sonza sobre fim de casamento: “Não foi traição”
Inflamando, Datena afirmou que jamais voltaria a entrevistá-lo novamente, algo que o jornalista fez poucos meses depois, sem sequer questionar as fake news apontadas pelo atual Presidente ao vivo na Band. Ainda assim, as relações entre ambos parece estar estremecida.

E logo depois de renegar Bolsonaro e declarar em quem votará para Presidente, Datena se descontrolou completamente hoje. Dessa forma, nessa segunda-feira (10), ele resolveu se posicionar contra o político, que está sendo investigado, em uma CPI, por seus cuidados com a pandemia do novo coronavírus.
O governador de São Paulo, João Dória, falou abertamente que a falta de insumos para a produção e envase da Coronavac tem culpa de Bolsonaro que, ao criticar o governo chinês, invalida a política de contenção de danos do país, e por conta disso, eles seguram os insumos por mais tempo. E o posicionamento de Datena, que criticou a Band abertamente, não é muito diferente, já que ele acredita que a China tem culpa.
Ainda sobre a matéria
“A China deveria ter uma responsabilidade maior sobre liberação de insumos e quebra de batente de vacina, porque o vírus se criou lá e saiu de lá. Então eles devem ter mais responsabilidade. Não tenho nada contra chinês, contra a China, contra a cultura chinesa, não tenho nada com isso, mas esse negócio de ficar segurando vacina, isso é uma sacanagem”.
“A China tem responsabilidade já que deixou escapar o vírus. Devia pensar melhor na questão de quebrar patente, ou, pelo menos, mandar insumo para os outros porque esse vírus escapou de lá”, finalizou Datena, culpabilizando o país pelo vírus e a pandemia.