Canal Viva, detonado por ter títulos racista, resolve exibir alerta após estreia de Da Cor do Pecado

Novela Da Cor Do Pecado (2004) estreou no Viva com aviso de alerta estampado na tela (Foto: Reprodução)
Novela Da Cor Do Pecado (2004) estreou no Viva com aviso de alerta estampado na tela (Foto: Reprodução)

Canal Viva é detonado por ter títulos racista e exibe alerta

Na última segunda-feira, 19 de abril, a novela Da Cor Do Pecado (2004) estreou no Viva. Durante a exibição do primeiro capítulo, o que chamou atenção do público foi um aviso de alerta estampado na tela.

Continua após o anúncio

Por a obra ser considerada racista nos tempos atuais, já que a expressão “da cor do pecado” é associado a sexualização do corpo de mulheres negras, a emissora tentou amenizar a situação por meio de um aviso. No informativo estava escrito: “Esta obra reproduz comportamentos e costumes da época em que foi realizada”.

Veja também: Ratinho, depois de ‘trair’ SBT com Globo, escancara em comunicado e detona seu maior orgulho: “Valeu a pena”

Da Cor do Pecado foi a primeira obra de João Manuel Carneiro como autor na Rede Globo. Ela é focada na história de Paco e Preta, interpretado por Reinaldo Geanecchini e Taís Araújo, que inclusive, foi a primeira mulher negra a protagonizar uma novela na emissora (ela já tinha protagonizado antes, no SBT).

Anúncio
Primeiro capítulo da novela Da Cor do Pecado chamou atenção do público com um aviso de alerta (Foto: Reprodução)

Ainda sobre a matéria

Na novela, Bárbara, interpretada por Giovanna Antonelli refere-se a Preta como “Neguinha”, enquanto o personagem de Caio Blat sofria bullying, dentro da própria casa, por ser afeminado.

Essa não é a primeira vez que uma mensagem desse cunho é exibida. Ela também foi vista no final da novela A Viagem (1994) e O Salvador Da Pátria (1989). Em nota, a emissora declarou que irão fazer isso em toda sua programação, disse que a obra havia reproduzido um costume e comportamento da época mas que, ao decorrer do tempo, as coisas evoluíram, assim como a emissora.

 

Deixe sua opinião

Send this to a friend