Siga a gente no Google News

EntretenimentoGloboNotíciasNovelas

8 novelas que fracassaram e a Globo faz de tudo para esquecer

Novelas Globo

Beatriz (Gloria Pires) em Babilônia, Luiza (Bruna Marquezine) Em Família, e Luz (Marina Ruy Barbosa) em O Sétimo Guardião, foram alguns fracassos de audiência, apesar de contar com bons nomes em seus elencos. (Foto: Reprodução).

Já é sabido o sucesso da Globo na liderança de audiência. Mas, mesmo com muitas novelas emplacando sucessos duradouros, algumas não seguiram o mesmo caminho

Apesar de a Rede Globo ter várias obras de sucesso em sua vasta história, a emissora também conseguiu fracassar em algumas tramas. Mesmo lançando mão de elencos renomados, as novelas ainda assim fracassaram.

Então, neste post iremos listar 8 novelas que a Rede Globo se arrepende da repercussão.

Veja também: Sassaricando x Haja Coração: Semelhanças e diferenças entre a original e o remake

1-  Babilônia

A novela que teve Glória Pires dando vida à vilã Beatriz, fracassou na emissora. Dentre os motivos de justificativa deste fracasso, podemos citar o conservadorismo exacerbado, que achou pesado a cena de um beijo lésbico entre idosas logo no primeiro capítulo. Somado a isso, houve a estreia da plataforma de Streaming, com a Netflix, que derrubou a audiência da TV Aberta.

Ainda devemos citar a concorrência das duas emissoras paulistas, Record e SBT, na corrida pela audiência. O carro-forte da emissora de Edir Macedo foi a novela “Os Dez Mandamentos”, que conseguiu atingir 30 pontos na audiência, com a icônica cena da abertura do Mar Vermelho, ultrapassando a Rede Globo no Ibope. E, o SBT continuou com suas novelas voltadas ao público infantil, que atingiu os dois dígitos na audiência.

Sento assim, o diretor de teledramaturgia da Globo, Silvio de Abreu, alterou alguns capítulos da trama cerca de 2 horas antes da gravação das mesmas, causando desespero em Glória Pires, intérprete da antagonista  Beatriz na trama. Com isso, a novela atingiu média pífia de 25 pontos de audiência, sendo encerrada antes do tempo previsto.

Babilônia

Cena entre as vilãs Inês (Adriana Esteves) e Beatriz (Glória Pires), de Babilônia. (Foto: Reprodução)

2- Negócio da China:

Novelas Globo, Negócio da China

Grazi Massafera interpretou a mãe do personagem de Eike Batista, em Negócio da China, que também fracassou na audiência.(Foto: Reprodução).

A novela, que estreou em 2008 na Rede Globo, tendo como protagonista o ator Fábio Assunção, que afastou-se da trama com um mês de estreia, foi outra que não se deu bem na audiência. Mesmo tendo outros bons nomes no elenco, como os jovens Eike Batista e Bruna Marquezine, sem contar Grazi Massafera e o português Ricardo Pereira.

Apesar deste elenco, a obra escrita por Miguel Falabella naufragou na audiência. Sua média ficou em pífios 20 pontos, e seu capítulo derradeiro atingiu a marca de 23 pontos, sendo o pior desempenho da Rede Globo até aquele momento.

Veja também: Carlos Alberto, barbudo e de cabelos brancos, clama por ajuda em vídeo de cortar o coração

3- Esperança:

Novelas Esperança, Globo

Os atores Reynaldo Gianecchini e Priscila Fantin protagonizaram o fracasso Esperança, no horário nobre da Rede Globo.(Foto: Reprodução)

Então, a novela das 9 da Globo no ano de 2002 foi um dos maiores problemas da emissora na década. Isso porque não fracassou apenas na audiência, mas também ocasionou uma verdadeira briga entre Benedito Ruy Barbosa, autor da novela que foi afastado por motivos de saúde, com Walcyr Carrasco, seu substituto.

Mesmo que Walcyr tenha conseguido devolver bons índices de audiência para a trama, Benedito não aceitou a mudança que seu substituto trouxe em seus personagens. E, a novela, que teve como temática a consequência da Grande Depressão de 1929 no cenário mundial, com a queda do ciclo do café, e a imigração no Brasil. Sendo assim, os personagens Toni (Reynaldo Gianecchini) e Maria (Priscila Fantin), vieram para terras tupiniquins na década de 1930.

Veja também: De Fátima Bernardes a William Bonner; confira o voto dos famosos nas eleições

4- Passione:

Globo folhetim Passione

Mesmo contando com Tony Ramos em seu elenco, a novela Passione fracassou na audiência. (Foto: Reprodução).

Entretanto, não podíamos passar esta lista sem ter citado esta novela de Silvio de Abreu. Dentre alguns erros cometidos pelo autor, podemos citar a redenção da vilã Clara, interpretada por Mariana Ximenes, e atingiu média de 35 pontos no Ibope.

Mas, outro problema a ser destacado na trama, foi a excessividade do uso do “italianês”, o sotaque italiano, de modo forçoso na novela.

5-Além do Horizonte:

Além do Horizonte, Globo, Novelas

Paulinha (Cris Ubach) e Marlon Sampaio (Rodrigo Simas), eram os protagonistas em Além do Horizonte. (Foto: Reprodução)

A novela Além do Horizonte da Globo, escrita por Carlos Gregório e Marcos Bernstein, que substituiu a novela Sangue Bom, no horário das 19 horas, tentou inovar, porém, o que conquistou, foi um lugar na lista de fracassos da emissora. A novela abriu mão dos clichês, adotando tons misteriosos com formato de série.

Mas, ao contrário dos esperado, a repercussão foi péssima, atingindo ridículos 10,6 pontos na audiência, sendo ultrapassada pelo sensacionalista Cidade Alerta, da Record. Pode ser que o fracasso tenha caído nas costas dos jovens protagonistas da obra.

6-Em Família:

Fracasso emissora Rede

A novela Em Família contava como protagonistas Helena (Júlia Lemmertz) e Luiza (Bruna Marquezine). Foto: Reprodução)

Então, se estamos falando de novelas fracassadas em audiência, outro folhetim que tem a obrigação de estar nessa lista, é em Família.

Isso porque a obra de Manoel Carlos na emissora trocou muito de fases, de uma forma confusa e sem sentido. Isso sem contar que o público não gostava do enredo de Luísa (Bruna Marquezine) e Laerte (Gabriel Braga Nunes)

A última novela de Manoel Carlos na Globo tirou a paciência do público, sobretudo por uma mistura de fases confusa e um enredo que era visto como ”sem sentido”. Ao final, Em Família foi um verdadeiro fracasso, muito abaixo das tramas anteriores do veterano.

Veja também: A Força do Querer: 5 personagens novos que mudarão a história

7-Insensato Coração, novela que a Globo quer esquecer

Insensato Coração

Mesmo contando com nomes como Paolla Oliveira e Eliberto Leão no elenco, a trama não obteve sucesso.(Foto: Reprodução)

Mas outra novela da Globo que teve a chance de se consagrar com o público, mas não deu certo, foi Insensato Coração. A obra de Gilberto Braga em parceria com Ricardo Linhares, lançada em 2011 terminou com média de 36 pontos de audiência. Mas, muito se deve ao fato da forma pífia em que o enredo se desenvolveu, com excesso de realismo.

Então, muitos atores do naipe de Antônio Fagundes e Natália do Valle, ficaram restritos à pequenas participações especiais. Mas, também toma-se como exemplo a repetição de Natalie Lamour (Deborah Secco). Isso porque o comportamento da personagem se assemelha muito à Darlene Sampaio, de Celebridade, escrita por Gilberto Braga.

8- O Sétimo Guardião, último fracasso da Globo

Novelas Fracasso O Sétimo Guardião

A trama de Aguinaldo Silva teve como protagonistas o galã Bruno Gagliasso dando vida a Gabriel Rocha Arantes e Marina Ruy Barbosa como Luz Vidal. (Foto: Reprodução)

Por fim, a novela de Aguinaldo Silva, que também entra nessa lista desagradável de novelas que galgaram o fracasso em audiência. Por fim, O Sétimo Guardião, contou com a ruivinha Marina Ruy Barbosa para protagonista da trama, que foi a novela antecessora de A Dona do Pedaço.

Parece que você bloqueou as notificações!
Veja também
EntretenimentoFamosos

Juliette, após ser acusada de estrelismo, diz que teve vergonha da mãe e fala sobre fãs descontrolados: "Eu não quero"

EntretenimentoFamososPaulo Gustavo

Dona Déa, mãe de Paulo Gustavo, desaba no Fantástico ao falar do filho: "Não estou bem"

EntretenimentoFamososMaju Coutinho

Maju Coutinho entra no meio da programação da Globo nesse domingo (09) e faz revelação bombástica: "luto"

EntretenimentoFamososFaustão

Faustão: após fechar com a Band, apresentador tem regalizas vazadas; você não vai acreditar na lista

site statistics